Kamasa

Seu cachorro só que mais forte e rápido.

Em determinada cena de Happy People, documentário de 2010 do alemão Werner Herzog que trata da vida na Sibéria, o caçador Nikolay volta a sua vila, Bakhtia. Chega em uma moto de neve, após passar vários meses longe de casa, na friaca. “A jornada é de 150 km por um rio congelado”, narra Herzog. “E preste atenção ao cachorro de Nikolay, que nunca viaja com ele em cima da moto. O cão percorre toda a distância correndo atrás do veículo.”

O cachorro de Nikolay corre dia e noite, no gelo e na neve fofa na altura dos joelhos. A cena faz qualquer atleta apaixonado por cães se questionar: será que Herzog encontrou uma versão canina de um atleta olímpico? Ou esse tipo de esforço de endurance é possível para a maioria dos cães domésticos? Em caso afirmativo, como eu faço para meu cachorro correr assim?

Dois anos atrás, quando adotei meu cachorro, o Tucker, eu estava empolgado para levá-lo para me acompanhar na corrida e mountain bike. Mas acontece que nem todo cachorro se comporta como o de Nikolay. Tucker, por exemplo, preferia correr por aí e latir para qualquer coisa que se movesse, em vez de correr obedientemente ao meu lado. Treinar um cachorro novo para te acompanhar o dia todo exige paciência, atenção e comprometimento. A maioria dos cães tem uma habilidade inata para exercícios de resistência e, se você lhe der o treinamento certo, terá anos e anos de aventuras com seu melhor amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda ?